«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Para a Graciosa. Até sempre.

Não somos novas.
Prova disso são alguns cabelos brancos,
E as rugas.
Eu não fico triste por as ter,
Considero-as um testemunho da minha vida.
E tu?

Já não te encontro nos cafés de outrora,
Porque na verdade, já não os frequento tão amiúde,
Mas tu também já não andas por lá.
Lembras-te da nossa adolescência?
Duvidas. Certezas.
Crença em tudo mudar.

Provavelmente pensas, na solidão dos dias,
Que deixaste fugir a vida entre as mãos,
Vendo-te como traidora de uma meninice.
Eu digo-te que não.
Afirmo-te que não.
Carregamos as lições das vidas.

Abençoado o pão que comemos.
Sagrados os desvios que fazemos.

4 comentários:

  1. do "primeira pessoa" cheguei até aqui - e gostei muito - assim penso, a vida é válida por tudo e os cabelos brancos são mais que uma experiência.

    descobrimento
    líria porto

    a infância é um barquinho
    a transportar nossos sonhos
    da enxurrada até o rio

    a juventude um caiaque
    a descer as correntezas
    sem pensar em desembarque

    a velhice é caravela
    : terra à vista

    *
    grande abraço

    ResponderEliminar
  2. o homem não é senhor dos seus medos, laura.
    e isso é uma faca cravada no peito.

    venho aqui te ler e te saudar.
    como sempre faço.
    e é sempre uma grata surpresa ler as suas coisas.

    abração do
    roberto.

    ResponderEliminar
  3. Líria Porto:
    agradeço imenso a sua visita, espero vê-la cá mais vezes e se possível que deixe ficar os seus poemas, como este com que nos presenteou.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Roberto:
    muito obrigada pelos seus bons dias, a qualquer altura do dia, são sempre recebidos com uma enorme satisfação.
    Abraço!

    ResponderEliminar