«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

quarta-feira, 13 de junho de 2012

purgatorium XXX

Desconheço como abrandar a velocidade do veiculo onde me desloco. Não sei como ordenar aos meus pés uma marcha lenta, parada.
Passo pelas estradas, ruas e caminhos cruzados. Por subidas e descidas, muito acima do nível médio das águas dos mares, muito abaixo da linha do céu azul.
Mistura de cores informe, contornos esbatidos ao sabor da passagem.
Tento distinguir as pessoas, os seus rostos, adivinhar-lhes os dedos das mãos, moldar a forma dos seus corpos. Tudo me surge como pequenas figuras numa maquete universal.
Pressinto o seu odor, descubro os desejos escondidos, profano as suas vidas. Quero brincar de imortal neste jogo de peões onde me desoriento, e afinal sou eu a figura incolor.
Fotografia de Laura Alberto

5 comentários:

  1. Olá.
    Adorei seu blog, tem muito assunto interessante,parabéns.
    Até mais

    ResponderEliminar
  2. Laurinha,
    no contraste da percepção também se faz o Purgatorium.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderEliminar
  3. mais uma verdade que visto...

    beijinho, querida!

    ResponderEliminar
  4. Os prismas irisam os arco-íris!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Um querer vivo esgueirando-se por pedaços de realidade com escuras tonalidades...

    Beijo :)

    ResponderEliminar