«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pedradas XLII

Jogo

sobre o tabuleiro de mármore
de cansativos quadrados negros e brancos
enfadonhas no seu silêncio
as peças do jogo inútil

sonha o peão cortar a garganta, sem dó
de todas as peças, que inocentes
povoam a aldeia
oculta entre nuvens de fumo tóxico

foge o rei, da vil lança
nos punhos dos cobardes

corre o sangue, entre campos
de lama, fétida
xeque?
mate


Mundo Cão - Morfina

2 comentários:

  1. Um antigo jogo com uma só regra.

    Impossível não lembrar de algumas insurreições, de revoluções. De Thomas Müntzer, de Cromwell, da fuga de Luis XVI, dos sans-cullottes... Rs.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. é por essas e por outras que sempre preferi as damas ao xadrez, hihihi!
    beijos!

    ResponderEliminar