«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Polaroid 5

Acidente na berma da estrada

na berma da estrada, entre a linha de pó, uma
carcaça de um gato, olhos estupefactos, imóveis. Parado
está já o relógio


na berma da estrada, entre a linha do tempo, uma
carcaça de um gato, rodeada por uma poça do seu sangue: espesso, seco, negro. Amontoado
de ossos rasgam a carne, apanham de surpresa os músculos inertes

na berma da estrada, algures entre um dia e outro dia: o dia
da sua morte, na berma de estrada

passamos rápido pela língua de asfalto quente
na berma da estrada somos o acidente


O pequeno mundo, fotografia de Jorge Molder

2 comentários:

  1. Meu Deus! Isso não deveria se chamar Polaroid, salva se sua instantaneidade possa na imagem perdurar, porque aqui se toca em algo que parece eterno nesse todo de passagem, essa perplexidade que levo comigo até o final da estrada e que outro certamente herdará! Impressionante!

    Beijo, Laura.

    ResponderEliminar