«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"O coração é um vasto cemitério"-Heiner Muller

X
puxamos a gola do casaco para cima: está frio, muito. parece que ultimamente é só isto: frio, mesmo não estando frio. cansados. arrastamos os corpos pelos corredores. vento. debaixo do pesado casacão: o peito, o coração. o coração bate porque assim tem que ser e não porque o quer fazer.
bate: porque um dia amou, porque um dia desejou, porque um dia viu.
frio: mesmo assim dobramos as ruas. observamos as montras. bebemos a aragem que nos gela o estômago. do outro lado: alguém nos vê, sorri de volta, abre os braços. deste lado: abrimos o casaco, tiramos as mãos dos bolsos, descolamos os lábios.
engano: só o frio continua.

Man Ray, O Enigma de Isidore Ducasse, 1920

2 comentários:

  1. frio. os ossos estalam. a carne esconde-se e o coração... perdeu o peito.
    um abraço (para ajudar a aquecer - que não a esquecer :) )

    ResponderEliminar
  2. o frio. e as mangas prolongam-se punho abaixo. escondem a cianose da pele e o tremor que do frio nasce. abrindo fendas: as do meu coração.

    Beijo Laura!

    ResponderEliminar