«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

segunda-feira, 5 de março de 2012

purgatorium VI


E esta é que é a tal saída escondida? A libertação. anunciada nos livros proibidos das bibliotecas vazias?
De que adianta acreditar? Nos dias? Nas noites? No tempo? No amanhã? Não existem pás suficientemente grandes para carregar com tudo isto. Esta sujidade que se acumula aos nossos pés e nos faz tropeçar.
E agora somos o corpo debaixo do lençol.
Distantes estão os ruídos da infância, quase mudos: os testos, as panelas, as gavetas, a chuva que assustava. Os nossos risos. Nunca te perguntei se choravas? Nunca te vi chorar.
Tu choravas? [Tu fingias, eu finjo agora.]
O sabor exageradamente doce da cevada. O calor da água dentro da garrafa de vidro verde. A melhor sobremesa de sempre.
Não, não sou eu que estou deitada no asfalto. Não merecias que o fizesse, nunca. Eu estou aqui, apenas aqui, à espera.
Estou apenas aqui à espera, só não sei de quê.

Fotografia de Pedro Polónio, http://club-silencio.blogspot.com/


4 comentários:

  1. toda essa atmosfera cinza é retratada nos textos, gostei muito do blog, pricipalmente da mescla entre o texto e a imagem, que com vi, algumas foram tiradas por você. Claro que é comum encontrar blogs com textos e imagem, mas não com essa perfeita correlação como nos seus. Salvo engano talvez compartilhemos do gosto pela fotografia... Você gosta de Fotografia?

    ResponderEliminar
  2. Laurinha, não são mais tristes as lágrimas que escorrem escondidas!?

    beijinho, querida poeta!

    ResponderEliminar
  3. que foto, putz... rapidamente entendo o que são as penas do purgatorium :)

    beijos, amiga!

    ResponderEliminar