«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Nenhum homem é uma ILHA isolada; cada homem é uma partícula do CONTINENTE, uma parte da TERRA; se um TORRÃO é arrastado para o MAR, a EUROPA fica diminuída, como se fosse PROMONTÓRIO, como se fosse a casa dos teus AMIGOS ou a TUA PRÓPRIA; a MORTE de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do GÉNERO HUMANO. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti." John Dole

Em resposta ao meu amigo Jorge Pimenta, esta passagem que aqui transcrevo pode ser lida na primeira página de POR QUEM OS SINOS DOBRAM de ERNEST HEMINGWAY.
E posso confidenciar que foi esta pequena introdução (grande introdução) que me fez ler este livro, duas vezes.

1 comentário:

  1. E por falar de ilhas:
    "Por vezes é preciso sair da ilha para ver a ilha". Fantástico, hein? Saramago no seu melhor!
    Beijinho!

    ResponderEliminar