«Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido.»
de Paul Auster
"Saber que será má uma obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe, como a planta mesquinha no vaso único da minha vizinha aleijada. […] O que escrevo, e que reconheço mau, pode também dar uns momentos de distracção de pior a um ou outro espírito magoado ou triste. Tanto me basta, ou não me basta, mas serve de alguma maneira, e assim é toda a vida."
de Bernardo Soares

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nenhures I


O cruzar de caminhos acidentados,
Previamente traçados,
Precipitadamente percorridos.

Almejando o esperado.
Descobrindo o desejado inesperado.
Consciente na mortalidade de uma carcaça.
Crédula na eternidade das acções.

Do silêncio proferirei a palavra,
Na acção hastearei o lirismo.

2 comentários:

  1. A preciosidade que aqui nos deixaste, fez-me recordar o nosso "reencontro", na Secundária do Marco de Canaveses.
    Aquela Escola marcou-me muito, sempre pela positiva.
    Falo a todos, do bom ambiente, do excelente presidente (agora director), do carinho dos alunos, dos nossos lanches à base de pão quentinho (que saudades daquela padaria/café/bar/restaurante), dos nossos almoços ... enfim, uma temporada em grande.
    Mas, nada se compara ao nosso “reencontro”.
    Fiquei muito feliz de te rever e pela verdade ter sido reposta.

    Adorei estagiar no Infante. Para todos os efeitos, foi lá que comecei a aprender a ser Professora, foi lá que tive a certeza que tinha tomado a opção certa (não me imagino a fazer outra coisa), foi lá que este "bichinho" maluco se apoderou de mim (com o meu consentimento) e que conheci muito boa gente, pessoas que me apoiaram em tudo e mais alguma coisa, muitos conseguiam "salvar-me" o dia apenas com um sorriso, um piscar de olhos (tu sempre foste uma dessas magnificas pessoas).

    Mas, também foi no Infante, que descobri (senti na pele) o lado "podre" da nossa profissão, a maldade pura e dura, a inveja estúpida, a mentira descarada, vindas de quem mais nos devia apoiar. Lá, também, percebi que não se é Professor apenas por se leccionar, ser Professor é muito mais que isso.

    Ai ai, voltando ao que realmente importa, sempre reconheci a excelente pessoa que és, a extraordinária amiga que continuas a ser, a excepcional Professora que sempre foste (e serás), a admirável artista em palco, mas este talento para a escrita, esta facilidade de nos transportar nas tuas palavras é novidade para mim.
    E que magnifica novidade, escreves como quem respira!
    Parabéns, minha amiga!!!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Do silêncio proferirei a palavra que procriará na seara da existência. E assim a acção se inscreve para lá da utopia!

    ResponderEliminar